Sobre o "início da vida"

"O pulmão só funciona a partir das 28 semanas. A tiróide só segrega hormonas aos quatro meses. O cérebro só amadurece a partir dos cinco meses, aí os neurónios conseguem permitir ao feto o movimento voluntário. Se perguntar às mulheres quando sentem o primeiro pontapé, todas são unânimes em dizer seis meses.

(...)

[O coração] Funciona desde as três semanas, mas as válvulas só se formam aos cinco meses e só aí os vasos sanguíneos chegam a toda a parte."

Sobre a "banalização" do aborto

"Segundo o estudo da APF [Associação para o Planeamento da Família], a maior parte das mulheres que abortaram usava métodos contraceptivos, abortou até às dez semanas e tinha formação secundária ou superior. A gravidez é um acidente de contracepção e 90% não repete a experiência."

As respostas postadas acima, em itálico, são do Dr. Mário de Sousa. "Cientista de proa na procriação medicamente assistida, Mário de Sousa é 'pai' de centenas de filhos de casais inférteis. Mas vai votar Sim no referendo à despenalização da interrupção voluntária da gravidez.

A entrevista está publicada integralmente no Jornal de Notícias.

(Obrigada, Paulo Moreira, pela indicação do artigo)

Comentários