E a II Guerra Mundial aqui tão perto...

Cada vez mais me dou conta de que há pequenas grandes diferenças entre Portugal e França, entre a cultura portuguesa e a cultura francesa.

Para mim, enquanto portuguesa, uma operação de desminagem é algo que se faz em África ou no Médio Oriente. Ou então, é aquilo que se vê nos filmes norte-americanos. Tanto num caso como no outro, é uma realidade distante, longínqua, no espaço e eventualmente no tempo.

Mas aqui, em França, é uma realidade francesa. Uma realidade próxima. Uma realidade actual.

Hoje mesmo, em Brest, está a ser levada a cabo uma operação de desminagem.



Uma bomba americana da II Guerra Mundial - mais uma - foi encontrada na cidade bretã, uma das mais devastada durante a guerra.

Milhares de habitantes são deslocados temporariamente das suas casas, a câmara municipal prepara alojamento de urgência para quem não tenha para onde ir enquanto decorrem as operações...

É toda uma logística que em posta em acção e que, de cada vez que é activada, impede um pouco, certamente, a cicatrização das feridas da guerra.

Porque a II Guerra Mundial, que para mim era um doloroso episódio dos livros de História, é aqui, em França, uma realidade com a qual ainda hoje se vive.

Comentários

Anónimo disse…
A história aqui tão perto. E é bom que não seja esquecida.