Quem quer saber das eleições europeias??

As eleições europeias parecem interessar cada vez menos os cidadãos da Europa. Apenas um europeu em cada três tenciona ir às urnas, no escrutínio de Junho, segundo um eurobarómetro ainda não publicado, citado pelo jornal francês Libération.

A confirmar-se esta previsão, a taxa de abstenção atingirá assim os 66%, este ano. Uma taxa de abstenção que não parou de aumentar desde as primeiras eleições: 37% em 1979, 39% em 1984, 43,2% em 1984, 50,2% em 1999 e 54,3% em 2004.

Em tempos de crise, 62% dos inquiridos considera que o seu voto não muda nada, 55% estima que o Parlamento europeu não se ocupa do quotidiano dos cidadãos e 44% afirma não ver qualquer interesse nas eleições europeias.

Os polacos são quem menos tenciona ir votar: apenas 17%. No topo das intenções de abstenção seguem-se os austríacos, os britânicos e, em quarto lugar, os portugueses. Em Portugal, apenas 24% da população tenciona ir votar, no próximo dia 7 de Junho.

E você, vai votar?

(Artigo inicialmente escrito para a euronews e ligeiramente adaptado para o Esquissos.)

Comentários

Anónimo disse…
Já confessei neste teu "Esquissos" (e no meu blog) que, desde que me conheço e ADQUIRI esse direito (pelo qual tantos lutaram e até perderam a vida), eu não falto a nenhum acto eleitoral. No entanto, RECUSO-ME a votar nas Eleições Europeias. Porquê? Por convicções pessoais, por ser contra à estrutura do próprio parlamento europeu e, por consequência à forma como os nossos "Representantes" (?) são eleitos.
Mas estou atento a tudo que acontece ;)

Saudações.

Tudo de bom :)