Caçadores europeus preocupados com a perda da biodiversidade

Esta é nova!! Os caçadores europeus dizem-se preocupados com a perda da biodiversidade!!!

A FACE, a Federação das Associações de Caça e de Conservação da Fauna Selvagem, publicou esta quarta-feira um manifesto, dirigido aos candidatos às eleições europeias de Junho, no qual pede o direito a participar na tomada de decisões europeias no que toca à protecção do ambiente e à conservação dos habitats naturais.

A Federação admite que os caçadores são mal-vistos, mas garante que são parte da solução para o problema da perda da biodiversidade.

"Levamos a cabo campanhas justas, mas basta um comportamento imbecil para comprometer todo o trabalho", lamenta Yves Lecoq, o secretário-geral da FACE. O manifesto da Federação crítica "os excessos dos grupos de defesa dos direitos dos animais e da fauna selvagem", que considera mesmo serem um "ameaça à biodiversiade e à caça sustentável".

Segundo os próprios dados, a FACE representa mais de sete milhões de caçadores, num total de 36 países do continente, dos quais 6,3 milhões nos 27 estados membros da União.

Por curiosidade, a França é o país que tem o maior número absoluto de caçadores - 1,3 milhão -, o que, tendo em conta os 64 milhões de habitantes, representa um caçador para cada 49 franceses.

Portugal, com os seus 230 mil caçadores para apenas 10,6 milhões de habitantes, proporcionalmente, tem mais caçadores: um caçador para cada 43 habitantes. Somos o sétimo país da União Europeia com mais caçadores por cada mil habitantes.

Para os curiosos: o download do relatório anual da FACE 2007-2008 pode ser feito aqui, em francês, em inglês e em alemão.

Comentários