O meu livro é lançado esta terça-feira

Caros amigos,

Numa viagem rapidinha a Portugal - que saudades! - estarei esta terça-feira na apresentação oficial do meu livro... sobre Lisboa, claro!

Intitulado Freguesia de São Francisco Xavier - Entre o Monte e o Rio, são quarenta anos de história da mais nova das freguesias de Lisboa. Um trabalho de pesquisa nunca antes desenvolvido e que colmata uma lacuna documental no espaço geográfico das 53 freguesias alfacinhas.

Freguesia de São Francisco Xavier - Entre o Monte e o Rio

A obra pretende dar a conhecer a realidade histórico-geográfica de uma zona que, há apenas alguns anos, era um mundo rural, onde se estendiam quintas, e se transformou numa das principais entradas da cidade, janela que espreita para os concelhos de Oeiras e Amadora.

Habitada desde a pré-história, São Francisco Xavier tem um vasto património histórico que é preciso desvendar, sobretudo às gerações mais jovens, por forma a criar identidades e a aprofundar raízes.

O livro, prefaciado — e que será apresentado — pelo olisipógrafo Appio Sottomayor, foi elaborado por mim, e pela minha amiga, também jornalista, Maria Barradas, num trabalho que se prolongou por cerca de três anos.

Ilustrado pelas fotografias de Fernando Borges, este olhar que se estende “entre o Monte e o Rio” contou ainda com a consultoria da historiadora de Arte, Susana Cabeças.


O meu agradecimento ao Sete Colinas, que já divulgou a obra.

Comentários