Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2007

Zeca Afonso: o adeus foi há 20 anos

Imagem
A homenagem aqui fica... Venham mais cinco Duma assentada Que eu pago já Do branco ou tinto Se o velho estica Eu fico por cá Se tem má pinta Dá-lhe um apito E põe-no a andar De espada à cinta Já crê que é rei Dàquém e Dàlém Mar Não me obriguem A vir para a rua Gritar Que é já tempo D'embalar a trouxa E zarpar A gente ajuda Havemos de ser mais Eu bem sei Mas há quem queira Deitar abaixo O que eu levantei A bucha é dura Mais dura é a razão Que a sustem Só nesta rusga Não há lugar Pr'ós filhos da mãe Não me obriguem A vir para a rua Gritar Que é já tempo D'embalar a trouxa E zarpar Bem me diziam Bem me avisavam Como era a lei Na minha terra Quem trepa No coqueiro É o rei Mais letras de músicas do Zeca Afonso podem ser encontradas aqui PS: O Unicus acabou de deixar-me um link fabuloso nos comentários: www.anos60.com/portugal/zeca_afonso/home.htm . Clicando nas letras pode-se ouvir a respectiva música. Obrigada, Unicus.

Leitura actual

Imagem
Apesar do nome, o autor é americano e o livro é traduzido do inglês. Mas, para quem gosta de romances com um toque de História à mistura, vale a pena e recomendo.

Santo António de Alfama

Não era dia dos namorados, mas estávamos ali sentados a comer cascas de batata como se não houvesse amanhã...

O "sim" não vinculativo...

O "sim" no referendo de domingo recolheu 59,25 % dos votos expressos: O "não" ficou-se pelos 40,75 por cento. Mas como apenas 43,61% dos eleitores foi votar - eu votei - a participação não foi suficiente para tornar obrigatória a despenalização da interrupção voluntária da gravidez. Resta acreditar que o primeiro-ministro vai alterar a lei, como prometeu em caso de vitória não vinculativa do "sim". Por outro lado, interrogo-me: é a nossa democracia ainda muito "jovem" ou os portugueses estão-se mesmo nas tintas para referendos??

O acto sexual e a reprodução

«O acto sexual é para ter filhos» - disse na Assembleia da República, no dia 3 de Abril de 1982, o então deputado do CDS João Morgado num debate sobre a legalização do aborto. A resposta de Natália Correia, em poema - publicado depois pelo Diário de Lisboa em 5 de Abril desse ano - fez rir todas as bancadas parlamentares, sem excepção, tendo os trabalhos parlamentares sido interrompidos por isso: Já que o coito - diz Morgado - tem como fim cristalino, preciso e imaculado fazer menina ou menino; e cada vez que o varão sexual petisco manduca, temos na procriação prova de que houve truca-truca. Sendo pai só de um rebento, lógica é a conclusão de que o viril instrumento só usou - parca ração! - Uma vez. E se a função faz o órgão - diz o ditado - consumada essa excepção, ficou capado o Morgado. (Natália Correia - 3 de Abril de 1982) (Recebido por email)

Legislação dos países da Europa relativa ao aborto

Imagem
O mapa é da BBC , que compilou, de forma clara e sintética, a legislação em vigor nos diferentes países europeus. (Clique no mapa para ler o texto da BBC - em inglês)